workwearprodutossoluçõesfrMonte seu uniformemanual de qualidadecomo comprar
Restrito

4 motivos para garantir o uso de EPIs na sua empresa

Por Cedro Workwear. 29 de agosto de 2018

4 motivos para garantir o uso de EPIs na sua empresa

EPI é um Equipamento de Proteção Individual que funciona para proteger o trabalhador dos riscos de acidentes que ele está exposto em sua rotina de trabalho. O uso dos EPIs é determinado pela norma técnica NR 6 que, entre outras coisas, determina que é responsabilidade do empregador fornecer gratuitamente esses equipamentos aos seus funcionários.

Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente, e seu uso deve ser supervisionado pela empresa. Além de evitar acidentes, a implantação desses equipamentos traz outras vantagens para a organização. Listamos, neste post, quatro vantagens do uso do EPI.

1. Garante a segurança do trabalhador

O motivo principal para o uso dos Equipamentos de Segurança Individual é proteger o trabalhador de riscos para sua saúde física e mental, evitando acidentes e prevenindo doenças ocupacionais.

Porém, o uso dos EPIs não deve ser limitado apenas aos funcionários daquele setor, todas as pessoas que circularem por aquele ambiente precisam estar devidamente equipadas, inclusive, você. E é responsabilidade da empresa verificar e cobrar o uso dos equipamentos sempre que preciso.

2. Aumenta a motivação da equipe

Exigir o uso dos EPIs é garantir a segurança dos seus funcionários, mesmo que alguns sejam relapsos e resistentes quanto ao uso dos equipamentos. Cobrá-los é uma forma de você mostrar que se preocupa e os valoriza.

Funcionários satisfeitos aumentam sua motivação no ambiente de trabalho, afetando positivamente a produção da empresa.

3. Reduz custos

A diminuição das ocorrências de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais resulta em menos custos para a empresa. Acidentes, quando acontecem, podem gerar custos onerosos de afastamentos, ações judiciais e prejuízos materiais.

Aplicar parte do capital da empresa em segurança não deve ser visto como um gasto inconveniente, e sim como um investimento vantajoso.

4. Valoriza a imagem da empresa

Uma empresa empenhada em investir em responsabilidade social, preocupando-se com a segurança e o bem-estar dos seus funcionários e transeuntes, com certeza está investindo também na imagem corporativa que ela passa para seus clientes e a sociedade em geral.

O uso de EPIs aumenta a credibilidade da organização.  Consequentemente evitando danos para a marca com possíveis acidentes e processos que poderiam ser evitados.

Tanto empregados quanto empregadores precisam compreender a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual na rotina de trabalho. É responsabilidade da empresa cuidar da sua distribuição e verificar se estão realmente sendo usados. É preciso também estar atento às condições do EPI e analisar se estão adequados ao uso.

Os equipamentos precisam ter um Certificado de Aprovação do órgão responsável. Com isso você garante conformidade com as determinações do Ministério do Trabalho.

FACEBOOK

posts populares

CEDRO TÉXTIL

Negocio: VestirMissão: Criar valor com tecidos e serviços de qualidade, contribuindo para o sucesso dos nossos clientes.Visão: Ser a melhor empresa têxtil do Brasil.

REDES SOCIAIS

TELEFONE: 31 3235 5000 @Copyright: Cedro Textil