workwearprodutossoluçõesfrMonte seu uniformemanual de qualidadecomo comprar
Restrito

A história da Segurança do Trabalho

Por Cedro Workwear. 26 de junho de 2019

A história da Segurança do Trabalho

No Brasil, a cada 48 segundos um trabalhador sofre acidente no ambiente de trabalho. Só em 2018, foram registradas mais de 800 mil ocorrências. Os números são altos e demonstram a importância do setor de saúde e segurança do trabalho nas empresas, seja no uso de EPIs e também na mudança de cultura entre gestores e funcionários.

Apesar de registrar números altos em todo mundo, ao longo dos anos, os operários conquistaram direitos para resguardar sua saúde dentro do ambiente de trabalho. Hoje em dia existem legislações que impõem regras e punições para que os empresários invistam na segurança de seus funcionários. Porém, nem sempre foi assim, neste post contamos um pouco de como surgiram as leis de saúde e segurança do trabalho.

Revolução Industrial

Com o início da revolução industrial, por volta de 1760, surgiram ao redor da Europa grandes indústrias que usavam de maquinários pesados e nocivos à saúde dos operários. Os riscos aumentaram exponencialmente com a utilização das máquinas a vapor, que permitiram a produção em larga escala e o aumento da jornada de trabalho, que poderia durar até 16 horas.

Nessa época, o ambiente de trabalho era extremamente insalubre, graças ao surgimento repentino de fábricas industriais aos montes. Além disso, era comum o uso de mão de obra infantil e de mulheres. Sendo assim, os acidentes eram rotineiros, resultando no surgimento de doenças, mutilações e mortes.

Em resposta às péssimas condições de trabalho, os trabalhadores passaram a se organizar em sindicatos para reivindicarem seus interesses. Após diversas revoltas, surgiram os primeiros direitos trabalhistas, destinados inicialmente apenas a crianças e mulheres e que, posteriormente, se estendeu a todos.

No Brasil

No Brasil, a preocupação com a saúde e segurança dos funcionários aconteceu mais tarde, na década de 1930. Isso aconteceu porque foi nessa época, durante o governo de Getúlio Vargas, que a nossa revolução industrial aconteceu. O país passava por um momento de desenvolvimento, mudando a economia de agrária para industrial. Nessa época, o então presidente do Brasil, iniciou o processo de direitos trabalhistas individuais e coletivos com a criação da CLT, em 1943.

A partir daí, outras medidas foram realizadas em benefício dos trabalhadores, como a criação da Lei 8213, que regulamentou os planos de benefícios da Previdência Social, incluindo os benefícios dos Trabalhadores vítimas de Acidentes do Trabalho.

Algumas empresas atuam além do que a legislação pede, com o intuito de reduzir ainda mais os acidentes de trabalho. A Cedro Textil, por exemplo, aplicou em suas fábricas o Índice de Gestão de Segurança, um projeto que diminuiu em 50% os acidentes dentro da empresa.

Se você quer saber como aconteceu a implantação desse projeto, clique aqui. Neste material reunimos todas as informações sobre o Índice de Gestão de Segurança, expondo seus objetivos, resultados e a sua metodologia.

FACEBOOK

posts populares

CEDRO TÉXTIL

Negocio: VestirMissão: Criar valor com tecidos e serviços de qualidade, contribuindo para o sucesso dos nossos clientes.Visão: Ser a melhor empresa têxtil do Brasil.

REDES SOCIAIS

TELEFONE: 31 3235 5000 @Copyright: Cedro Textil