workwearprodutossoluçõesfrMonte seu uniformemanual de qualidadecomo comprar
Restrito

A história dos EPIS

Por Cedro Workwear. 5 de Maio de 2018

A história dos EPIS

Os EPIs, como a sigla indica, são equipamentos de proteção individual usados em diversos setores da indústria para proteger trabalhadores de riscos que o ambiente de trabalho possa oferecer.

Atualmente, existem uma enorme variedade de EPIS, que ao longo do tempo, foram se sofisticando para garantir uma maior eficácia de suas funções. No Brasil e em diversos países do mundo, existem normas de saúde e segurança do trabalho que regulamentam o uso desses equipamentos. Sendo assim, empresas investem cada vez mais em EPIs de qualidade para garantir, além da proteção dos funcionários, também a eficácia dos processos de produção.

A história dos EPIS

Quando pensamos nas questões que envolvem os processos de produção dentro de fábricas e laboratórios, o mais comum é que associemos o desenvolvimento desses padrões a revolução industrial. Porém, os EPIs surgiram muito antes disso, precisamente na idade da pedra. Nesse período, nossos ancestrais já usavam, por exemplo, peles de animais para se proteger do frio e chuva e também objetos de proteção contra predadores, como pedras e lanças, o que se manteve por muito tempo.

Com o passar do tempo o EPI, a sua qualidade e eficácia, foram evoluindo. Foi só na revolução industrial que os empresários foram em busca de matéria prima em longa escala e menor custo em outros continentes, como África e Ásia. Esse foi um momento que teve grande contribuição para o surgimento da Primeira Guerra Mundial, que resultou também na condensação em grande escala da produção de equipamentos de segurança.

No Brasil, os riscos aos operários tiveram considerável aumento no governo Getúlio Vargas, durante o crescimento industrial do país. Sendo assim, foi criado o Ministério do Trabalho, em novembro de 1930, surgindo, aos poucos, departamentos, associações e órgãos regulamentadores voltados para o interesse do trabalhador. Foi assim que surgiram a CLT (1943), a criação do Fundacentro com o intuito de avaliar os problemas trabalhistas (1966), e a aprovação de normas regulamentando a segurança no trabalho (1978).

Uniforme também é EPI

Os uniformes usados em ambientes industriais, além de separar os funcionários pelas atividades que exercem, também têm a função de protege-los. Com a evolução da tecnologia têxtil, novos acabamentos e propriedades foram surgindo, atuando na eficácia dos tecidos contra os riscos dos ambientes de trabalho.

Há uma enorme variedade de propriedades que podem ser inseridas nos tecidos, sendo assim, cada um deles se adequa conforme a área de atuação dos funcionários e os riscos específicos aos quais estão expostos. Por exemplo, para trabalhadores que trabalham em áreas livres, existem uniformes capazes de protege-los dos raios solares. Tecidos antimicrobianos já são uma realidade em laboratórios, hospitais e restaurantes. Para operários que lidam com o risco de fogo, há uma série de produtos que repelem chamas em caso de acidentes.

A Workwear Cedro é uma das maiores empresas do setor de uniformização industrial. Com tecidos e tecnologias exclusivas, há uma enorme gama de produtos específicos para cada área. Conheça mais sobre a companhia e seus produtos clicando aqui.

FACEBOOK

posts populares

CEDRO TÉXTIL

Negocio: VestirMissão: Criar valor com tecidos e serviços de qualidade, contribuindo para o sucesso dos nossos clientes.Visão: Ser a melhor empresa têxtil do Brasil.

REDES SOCIAIS

TELEFONE: 31 3235 5000 @Copyright: Cedro Textil