workwearprodutossoluçõesfrMonte seu uniformemanual de qualidadecomo comprar
Restrito

História das profissões – Engenharia

Por Cedro Workwear. 18 de Fevereiro de 2020

História das profissões – Engenharia

No nosso Molde de hoje, contamos a história da profissão de engenharia.

Existem inúmeras profissões e cada uma delas tem sua função e importância dentro da sociedade.

Em primeiro lugar, temos que compreender que a engenharia está relacionada a aplicar o conhecimento para a melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo ferramentas, equipamentos e objetos úteis.

Então, neste contexto, voltamos aos tempos pré-históricos onde eram usadas  facas feita de pedras, lanças e outros objetos e os “engenheiros” estavam lá.

Presentes na história ao longo do tempo

É fácil pensar na presença dos engenheiros e seus percursores ao longo da história, sobretudo quando pensamos na construção das pirâmides do Egito, os aquedutos romanos, Machu Picchu e outras construções icônicas, as invenções de Arquimedes, as catapultas e outras construções icônicas.

A obra de Galileu, durante a revolução científica, deu origem a engenharia moderna. Isso devido a busca por explicações sistemáticas e também pela abordagem científica para problemas práticos.

Esse foi então, o início da análise da estrutura, da representação matemática e do projeto de estruturas de construção.

A primeira fase da engenharia terminou com a Primeira Revolução Industrial, principalmente quando as máquinas começaram a substituir os homens e o motor a vapor foi melhorado. Anteriormente, os então chamados artesãos eram os responsáveis pelo desenvolvimento dessas máquinas.

Em relação a nomenclatura da profissão, a palavra “engenheiro” só começou a ser usada no século XI.

Derivada do latim “ingeniator”, ela era usada para definir alguém que criava invenções engenhosas e práticas. Leonardo da Vinci, por exemplo, tinha o título de Ingegnere Generale devido a suas engenhosas ideias.

Durante os anos, os engenheiros militares construíam fortes, catapultas, canhões, etc., os civis construíam pontes, aquedutos, edifícios, portos e outros e os mecânicos estavam focados em construir máquinas e motores.

Com a Segunda Revolução Industrial, surgiram as engenharias elétrica, química e outras áreas voltadas para telecomunicações, aviações, produção em massa e mais.

Tudo isso contribuiu, de fato, para que houvesse um enorme avance tecnológico.

O primeiro engenheiro civil

Acredita-se que o primeiro engenheiro civil foi Imhotep, um dos funcionários do faraó que projetou e construiu a pirâmide de Djoser. Isso aconteceu por volta de 2630 – 2611 a. C.

Ele é considerado também o primeiro arquiteto da história antiga.

 

 

A engenharia e a evolução

Conforme a sociedade foi evoluindo, a engenharia acompanhou as necessidades das pessoas. Sobretudo junto a “Era da Informação”, novas áreas ganharam espaço, como a eletrônica, computação, software, controle e automação, aeroespacial, dentre outras.

Outro ponto que interferiu igualmente foi a preocupação com a sustentabilidade e a preocupação com o planeta. Devido a isso vieram as engenharias ambiental e florestal.

As engenharias com foco na gestão, qualidade e produção surgiram acompanhando principalmente as tendências de mercado e a necessidade de profissionais especializados.

Grandes referências de engenharia

Atualmente, por onde olhamos podemos observar grandes referências de engenharia pelo mundo a fora:

Torre Eiffel; o Canal do Panamá; a Ferrovia Transcontinental nos EUA; a Ferrovia Canadian Pacific, no Canadá; a Ponte do Brooklyn em Nova York; a Ponte Golden Gate em San Francisco; o edifício Burj Khalifa; a Ponte de Oresund entre a Dinamarca e Suécia; o Viaduto de Millau, na França; a Usina Hidrelétrica de 3 Gargantas, na China; entre milhares de obras que orgulham qualquer profissional da área.

E no Brasil, inclusive, temos uma engenharia igualmente moderna e altamente competente, que produziram, sobretudo, maravilhas para a infraestrutura de nosso país, como a Hidrelétrica de Itaipu; a ponte Rio-Niterói; o Cristo Redentor; a Construção de Brasília; os Arcos da Lapa; o Edifício Itália e o Teatro Municipal em São Paulo; as refinarias; rodovias; metrôs; estádios; aeroportos; túneis e etc, que utilizam diversas metodologias diferentes, elaboradas com a contribuição de todas as modalidades existentes hoje em dia na engenharia.

Importância dos EPIS

Os profissionais engenheiros precisam, principalmente, acompanhar de perto o desenvolvimento de seus projetos, sejam eles de qualquer área. E para isso, o uso de equipamentos de proteção individual é essencial para garantir a sua segurança.

A construção civil já foi, inclusive, apontada como campeã em acidentes de trabalho com muitos registros de quedas em desníveis; descargas e choques elétricos; manipulação de máquinas e equipamentos sem proteção; esmagamentos e mutilações causados por quedas de materiais; cortes e perfurações; problemas respiratórios e alergias; problemas auditivos; exposição a animais peçonhentos; entre outros.

Sendo assim, existem alguns equipamentos de proteção individual que são essenciais para os profissionais que trabalham nas áreas da engenharia. Por exemplo:

  • Abafador de Ruído
  • Avental de Raspa
  • Capacete de Segurança
  • Calçado de Segurança
  • Cinto de Segurança
  • Luvas de Raspa
  • Máscara Filtradora
  • Óculos de Proteção
  • Protetor Facial
  • Uniforme Profissional
  • Entre outros

Além da questão da segurança no trabalho, o uso de uniformes profissionais também é importante para valorizar a imagem corporativa. Clientes e fornecedores, com certeza, se sentem mais à vontade quando são atendidos por profissionais uniformizados.

A Workwear Cedro possui tecidos para uniformes profissionais de acordo com as necessidades de segurança, conforto, mobilidade e apresentação de cada profissão.

Para saber mais acesse: www.workwearcedro.com.br 

 

Leia também: SEGURANÇA DO TRABALHO: 4 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

 

 

 

 

 

FACEBOOK

posts populares

CEDRO TÉXTIL

Negocio: VestirMissão: Criar valor com tecidos e serviços de qualidade, contribuindo para o sucesso dos nossos clientes.Visão: Ser a melhor empresa têxtil do Brasil.

REDES SOCIAIS

TELEFONE: 31 3235 5000 @Copyright: Cedro Textil