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Os melhores livros de gestão para lideranças

Por Cedro Workwear. 24 de julho de 2019

Os melhores livros de gestão para lideranças

Existe algo que une o proprietário de confecção e o gerente de uma indústra: ambos são responsáveis por liderar uma equipe. Seja ela grande ou pequena, em uma empresa com sólidos processos de governança corporativa ou com uma administração ainda não muito profissionalizada. Em ambos os casos, é necessária uma dose de capacitação para o cargo. E muitas vezes, bons livros de gestão podem ser muito eficazes nesse sentido. Por isso, fizemos uma lista de 5 livros sobre gestão que todo líder deveria ler. Reunimos novos títulos e também os clássicos, que influenciam geração após geração:

O gestor eficaz – Peter Drucker

Esse livro é considerado essencial para qualquer executivo, tanto os mais novatos quanto os mais experientes. Ele explica que a eficácia pode ser aprendida, e que os gestores são pagos justamente para serem eficazes. O autor discorre, então, sobre como alcançar a eficácia, usando três pilares:

1- Organização do tempo

2- Autodesenvolvimento

3- Tomadas de decisão certeiras

A partir disso, o leitor é apresentado a caminhos e cases para conseguir desenvolver colaboradores e alcançar bons resultados.

O gerente-Minuto – Ken Blanchard e Spencer Johnson

Essa obra tem como objetivo principal o aumento da produtividade, o que, por si só, já é um bom atrativo, não é mesmo? Mas ela também fala sobre lucratividade e qualidade de vida. Para alcança-las, o autor se ancora em três regras consideradas básicas:

1 – O objetivo-minuto

2 – Os elogios-minuto

3 – A Repreensão-minuto

Juntos, esses três pilares orientam os gestores a melhorar seu desempenho e obter mais satisfação no seu trabalho, independente de ser chefe de setor, gerente ou diretor. Não vamos explicar aqui do que se trata cada pilar, pois são o ponto central do livro, mas recomendamos fortemente a sua leitura.

High Output Management – Andrew S. Grove

Nesse livro, você vai aprender o que precisa saber sobre seus funcionários, seu papel e suas responsabilidades de gerente. O autor explica como coletar a informação que você precisa para tomar as decisões certas, como motivar sua equipe e como melhorar seu desempenho. Ele destaca três ensinamentos principais:

1 – Técnicas e indicadores que você pode usar para tornar o recrutamento tão preciso quanto à fabricação;

2 – Como transformar seus subordinados e colegas em membros de uma equipe produtiva;

3 – Como motivar essa equipe a atingir o melhor desempenho de cada vez.

Os Cinco Desafios das Equipes – Patrick Lencioni

Essa fábula conta a história de uma mulher que se torna presidente de uma empresa famosa, mas que não dá resultados e não consegue se reerguer. Ao longo do roteiro, o autor revela as cinco disfunções que estão no cerne do problema:

1º Falta de confiança

2º Medo do conflito

3º Falta de comprometimento

4º Evitar responsabilidade

5º Falta de atenção aos resultados

Cada disfunção pode representar um impacto negativo nos resultados da empresa. Por isso, vale muito a pena ler o livro para identificar como trabalhar cada um desses desafios e virar esse jogo.

A Quinta Disciplina – Peter Senge

Peter Senge sugere uma visão sistêmica da vida, do mundo e de todos os aspectos da vivência humana. É um livro muito utilizado nos ambientes organizacionais e administrativos, pois sugere uma visão mais ampla da administração. Os tópicos abordados são cinco disciplinas, sendo que a quinta o principal alicerce:

1 – Domíno pessoal

2 – Modelos mentais

3 – Objetivo comum

4 – Aprendizado em grupo

5 – Pensamento sistêmico

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