workwearprodutossoluçõesfrMonte seu uniformemanual de qualidadecomo comprar
Restrito

Qual tecido é indicado para cada uniforme?

Por Cedro Workwear. 21 de Março de 2018

Qual tecido é indicado para cada uniforme?

Se você é um confeccionista, precisa dominar todos os tipos de tecidos profissionais para atender bem seu cliente. Se você trabalha na área de segurança do trabalho, você também precisa entender de tecido e suas especificidades que vão atender às legislações trabalhistas. E se você não é nem um nem outro… conhecimento é sempre bem-vindo, e alguém precisa fazer bonito na discussão do bar.

Neste post, você vai aprender sobre os tipos de tecidos mais indicados para cada área profissional.

Área operacional

Uniformes para a área operacional.

Trabalhadores desta área realizam grande esforço físico e, geralmente, são expostos a altas temperaturas. Isso porque, quando não estão em indústrias, estão expostos ao sol. Por isso, é primordial que seus uniformes sejam resistentes e lhes proporcionem conforto térmico.

Tecidos com composição 100% algodão são superindicados, uma vez que essa fibra natural absorve o suor e, assim, reduz o desconforto térmico. Por outro lado, essa trama de algodão fica mais pesada.

Para contornar esse problema, pode- se utilizar tecidos com um pequeno percentual de poliéster. Por ser mais resistente, a fibra de poliéster permite que o tecido seja mais fino e, consequentemente, mais leve.  Não há uma fórmula correta; cabe avaliação de cada caso para se chegar à composição ideal, a fim de se suprirem as demandas da empresa.

Área administrativa

Tecidos mistos de algodão e poliéster são indicados para a área administrativo.

O grande imperativo dessa área é, sem dúvida, o apelo estético. Por estarem em contato com o público externo, os colaboradores precisam estar sempre alinhados e causar uma boa impressão. Para atender a essa necessidade, os tecidos precisam ter ótimo caimento e amarrotar pouco.

Por isso, indicamos aplicação de poliéster, que proporciona fluidez e leveza. O poliéster, como já falamos, proporciona um tecido fino, por ser uma fibra mais resistente. Como setores administrativos conforto térmico não é um fator crítico, o uso do poliéster não é contraindicado.

Segurança

Fardas são compostas de algodão e poliéster, fibra resistente. Contam também com rip stop.

Tanto as fardas militares quanto os uniformes de seguranças particulares precisam ser bastante resistentes a rasgos e cortes. Por isso, possuem em sua composição tanto o algodão quanto o poliéster, que propicia resistência.

Além disso, é necessário um reforço especial: o rip stop. Ele é uma tecnologia que  reforça a estrutura do tecido, sem alterá-la. Na prática, funciona assim: ela evita o rasgo ou, em caso de corte, suspende o rasgo.

Alimentação e saúde

Tecidos para saúde e alimentação contam com acabamento anti microbiano

A natureza das atividades destas áreas requer alguns acabamentos especiais, a fim de  proporcionar mais higiene aos trabalhadores. Uma das principais necessidades é o acabamento antimicrobiano, que pode ser aplicado nos tecido para inibir a proliferação de microrganismos. Em hospitais e cozinhas, ele é fundamental para evitar a contaminação de alimentos e a transmissão de doenças.

O acabamento repelente a líquidos é também um grande aliado desses profissionais, pois dificulta a aderência de líquidos ao tecido – seja sangue, remédios ou bebidas. Ele faz com que o tecido suje menos, seja limpo com mais facilidade e, consequentemente, tenha sua vida útil prolongada.

Necessidades especiais

 

Diversas áreas ocupacionais possuem necessidades específicas, decorrentes das atividades desempenhadas. Para além da escolha do tecido, que deve ser feita com base nos critérios já mencionados, é preciso acabamentos especiais. Aqui falaremos sobre cada um deles:

Repelente a agentes químicos

Este acabamento aplicado ao tecido faz com que ele não absorva os ácidos ou quaisquer outros líquidos

Este acabamento aplicado ao tecido faz com que ele não absorva os ácidos ou quaisquer outros líquidos. Se o trabalhador sofrer um acidente que envolva queda de ácido em seu uniforme, por exemplo, o líquido escorrerá pela superfície e não atingirá a pele.

Antiestático

Este acabamento é muito utilizado por mecânicos de automóveis, pois protege da formação de carga eletrostática

Este acabamento é muito utilizado por mecânicos de automóveis, pois protege da formação de carga eletrostática, que pode acontecer nas cabines de pintura de carros.

Repelência a líquidos

este acabamento impede que líquidos como graxa, óleo e petróleo penetrem no tecido
Muito útil a quem trabalha nas áreas de petróleo e gás, este acabamento impede que líquidos como graxa, óleo e petróleo penetrem no tecido. Dessa forma, o uniforme suja menos e tem sua durabilidade prolongada.

Antivetor

este acabamento protege contra insetos no geral

Indicado para agentes de saúde e demais trabalhadores de áreas livres, este acabamento protege contra insetos no geral. Ao ser aplicado no tecido, impede que o inseto pouse na roupa, afastando-o. É de fundamental importância, principalmente em épocas de epidemias de doenças como Febre Amarela e Dengue.

Proteção contra raios UV

Esta proteção evita os efeitos da radiação solar, os raios ultravioleta

Esta proteção evita os efeitos da radiação solar, os raios ultravioleta. Para trabalhadores de áreas externas, essa proteção é obrigatória e regulamentada por lei.

Retardante a chamas e arco elétrico

 a solução Cedro é a tecnologia Proban, um produto retardante a chamas que faz com que o uniforme não incendeie quando exposto a fogo repentino e arco elétrico

De todas as necessidade especiais, esta é o única regulamentada por norma específica do Ministério do Trabalho: a NR 10, que trata da segurança em instalações e serviços de eletricidade.

Por isso, a solução Cedro é a tecnologia Proban, um produto retardante a chamas que faz com que o uniforme não incendeie quando exposto a fogo repentino e arco elétrico. Sua aplicação é obrigatória em roupas de  todos os profissionais sujeitos a esses riscos.

A produção desta tecnologia requer certificado de autenticação, que funciona como se fosse um CPF: cada peça recebe uma identificação. Da mesma forma, os tecidos utilizados em uniformes desses profissionais expostos a risco de chama precisam de laudos de aprovação.

Esperamos ter tirado todas as dúvidas sobre as necessidades de cada área profissional e quais os tipos de tecidos mais indicados. Agora você tem as informações de que precisa para fazer um uniforme daqueles! E, se ainda tiver dúvidas, é só deixar um comentário.

FACEBOOK

posts populares

CEDRO TÉXTIL

Negocio: VestirMissão: Criar valor com tecidos e serviços de qualidade, contribuindo para o sucesso dos nossos clientes.Visão: Ser a melhor empresa têxtil do Brasil.

REDES SOCIAIS

TELEFONE: 31 3235 5000 @Copyright: Cedro Textil