workwearprodutossoluçõesfrMonte seu uniformemanual de qualidadecomo comprar
Restrito

Segurança do Trabalho – O que dizem as cores?

Por Cedro Workwear. 9 de Abril de 2020

Segurança do Trabalho – O que dizem as cores?

A segurança do trabalho utiliza várias normas e direcionamentos e dentro disso, o que dizem as cores? No Molde de hoje explicaremos mais sobre o assunto. Confira!

Em primeiro lugar, sinalizar os locais é item fundamental para a prevenção de acidentes.

A utilização dos EPI’S é muito importante, mas igualmente essencial é identificar os perigos, ameaças e riscos que os trabalhadores estão expostos no seu dia a dia. Isso irá garantir a proteção no trabalho.

Como identificar as cores da sinalização de segurança?

Cumprir as NRs é a obrigação de todos, tanto do empregador quanto do empregado, pois são as normas regulamentadoras que garantem a promoção da saúde e segurança do trabalho.

Por isso, é necessário conhecer e compreender as diretrizes de cada NR pertinente às atividades profissionais.

Sobretudo com o objetivo de padronizar as corres de sinalização, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou uma NR específica. A NR 26.

NR 26 – Sinalização de Segurança, estabelece padrões quanto à utilização de cores para sinalização no local de trabalho e tem como finalidade prevenir acidentes, identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases.

A sinalização de segurança é obrigatória para todos os tipos de empresas, independentemente da quantidade de trabalhadores.

Sobretudo, sinalizar de forma correta é fundamental para indicar perigos, riscos, guias de localização e caminhos a serem traçados. É uma forma de comunicação com os trabalhadores para alertar quanto as ameaças existentes no ambiente de trabalho.

Significado das cores

Em primeiro lugar, temos que entender que dentro da NR, cada cor tem seu significado. Entenda:

Vermelho

Principalmente usada para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio.

Usada excepcionalmente com sentido de advertência de perigo nas luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construções e quaisquer outras obstruções temporárias; em botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência.

Não deve ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa alerta).

Amarelo

O amarelo deverá ser empregado sobretudo para indicar cuidado.

Usado para sinalizar locais onde as pessoas possam bater contra, tropeçar, etc. ou ainda em equipamentos que se desloquem como os veículos industriais.

Principalmente em canalizações, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos. Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalização.

Branco

Usado em passarelas e corredores de circulação, por meio de faixas, direção e circulação, localização e coletores de resíduos; localização de bebedouros; áreas em torno dos equipamentos de socorro de urgência, de combate a incêndio ou outros equipamentos de emergência; áreas destinadas à armazenagem e zonas de segurança.

Preto

O preto será empregado para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (ex: óleo lubrificante, asfalto, óleo combustível, alcatrão, piche, etc.).

Verde

O verde é usado sobretudo para canalizações de água; caixas de equipamento de socorro de urgência; caixas contendo máscaras contra gases; chuveiros de segurança; macas; lava-olhos; dispositivos de segurança; mangueiras de oxigênio (solda oxiacetilênica), etc.

Laranja

Indica sobretudo “alerta”.

Deve ser empregado para canalizações contendo ácidos; partes móveis de máquinas e equipamentos; partes internas das guardas de máquinas que possam ser removidas ou abertas; faces internas de caixas protetoras de dispositivos elétricos; faces externas de polias e engrenagens; botões de arranque de segurança; dispositivos de corte, borda de serras e prensas.

Púrpura

Usada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares.

Cinza

Cinza claro – usado para identificar canalizações em vácuo; Cinza escuro – usado para identificar eletrodutos.

 

O uso das cores é sobretudo para garantir a segurança dos trabalhadores. Estar em conformidade com a legislação é obrigação de todos.

 

Leia também: HISTÓRIA DAS PROFISSÕES – ENGENHARIA

 

 

 

FACEBOOK

posts populares

CEDRO TÉXTIL

Negocio: VestirMissão: Criar valor com tecidos e serviços de qualidade, contribuindo para o sucesso dos nossos clientes.Visão: Ser a melhor empresa têxtil do Brasil.

REDES SOCIAIS

TELEFONE: 31 3235 5000 @Copyright: Cedro Textil